Como acontece a formação da personalidade das crianças?

pais brincando com os filhos blog infantil

É engraçado ver como duas crianças, filhas do mesmo casal, podem se tornar pessoas tão diferentes. Mas,

como será que acontece a formação da personalidade?

A formação da personalidade é um assunto bem discutido e hoje existem cinco teorias principais de como ela acontece. Mas, vamos começar bem do começo.

O que é formação da personalidade?

A definição é bem simples: formação da personalidade é o desenvolvimento de padrões organizados de comportamentos e atitudes que tornam uma pessoa única.

O desenvolvimento desses padrões ocorre por causa de uma mistura de temperamento, caráter e ambiente onde a pessoa cresce.

Quando acontece a formação da personalidade?

A maioria dos psicólogos acredita que formação da personalidade depende primordialmente de dois fatores o temperamento e o ambiente. Ou seja, as características da criança herdada dos pais e a forma com a qual ela é criada (nature e nurture). É a combinação de ambos que resulta na crianças. Portanto, isso já explica por que duas crianças nascidas do mesmo pai, e da mãe, podem ser tão diferentes.

Uma pode ter nascido com o temperamento diferente da outra e ambas expostas a o mesmo padrão de criação podem ter recebido ou entendido ou reagido de formas diferentes a educação imposta pelos seus pais. Existe uma discussão grande em até hoje, sobre qual dos dois elementos ( temperamento ou ambiente) é mais forte na hora de determinar a formação da personalidade de uma criança.

Porém, todos os psicólogos concordam em uma coisa. O envolvimento dos pais e a atenção dada as crianças é primordial na a formação da personalidade de cada um. Isso por que os pais ao prestarem atenção identificam como cada criança reage as situações especificas. E assim os pais podem adaptar a forma que abordam cada assunto e preparar cada filho melhor desta maneira. Ou seja, com atenção você consegue enxergar os pontos fortes e fracos e aborda-los da melhor maneira para cada um. Eis porque ate’a forma que as escolas ensina está evoluindo para uma versão cada vez mais personalizada. Cada um de nós aprende, reage e experimenta o mundo da sua própria forma, um jeito único só seu.

E o caráter?

O caráter é formado de uma junção de características emocionais, cognitivas e comportamentais. Todas desenvolvidas e aprendidas através da experiência de cada um. Vou dar um exemplo para ficar fácil. Uma pessoa que é traída varias vezes se torna uma pessoa mais desconfiada. Uma pessoa que não teve esse tipo de experiência na vida tem mais facilidade de acreditar nos outros e confiar mais rápido. Entendeu como cada experiência e histórico de vida define suas reações futuras?

Outra coisa que influencia no caráter e por conseqüência ajuda na formação da personalidade é o desenvolvimento moral de cada um. E esse desenvolvimento moral acontece baseado nas regras, leis e no que entendem como comportamento normal na sociedade que a criança cresce.

Aliás, o desenvolvimento moral é uma das maiores preocupações dos pais. E na minha opinião a melhor forma de ensinar a diferença entre o certo e o errado, é o exemplo.

Como acontece a formação da personalidade das crianças?

Infância.

Na infância as crianças desenvolvem confiança, segurança e otimismo. Crianças bem cuidadas e amadas se tornam bebês otimistas, seguros e confiantes. Já bebês que não tem atenção dos pais ou são mais negligenciados se tornam crianças mais desconfiadas e inseguras.

Entre dos 18 meses aos 4 anos.

Nesse momento a crianças começa a desenvolver sua autonomia ou vergonha. Quando os pais tem habilidade parental. A crianças saí dessa fase com autoconfiança e encorajada com esse novo nível de controle que tem sobre sua vida. É claro que essa evolução inclui birra e teimosia por parte dos nossos pequenos. É a forma que eles tem de demostrar sua individualidade.

Pré escolar.

Nessa fase da formação da personalidade as crianças desenvolvem iniciativa ou culpa, aprendem como usar a imaginação, aumentam suas habilidades através da brincadeira, aprendem a cooperar com os outros, a liderar grupos e a serem liderados. Aqui se a crianças não e bem sucedida você começa a notar um medo maior. Você começa a perceber a criança mais isolada, com uma dificuldade maior de fazer amigos. Nessa mesma fase, a criança também pode manifestar sentimentos de culpa exagerados.

Escolar.

Nesse estágio da formação da personalidade as crianças podem desenvolver autoestima e a certeza de que são capazes de tudo. Ou desenvolver um senso de inferioridade. Nesse estágio a autodisciplina vai evoluindo a cada ano. Quando mais ela desenvolve sua autoestima e percebe tudo que é capaz mais ela se torna confiante, autônoma, proativa e empreendedora.

Nada é 100%

Veja, aqui eu estou citando as características básicas da formação da personalidade conforme a idade das crianças. Isso não quer dizer que seu filho pertence a um extremo ou ao outro. Na maioria dos casos as crianças desenvolvem no meio desses extremos. Alguns tem mais facilidade em um fase e outros em outras. Algumas em uma característica outros em outras.

É aí que entra os pais e a habilidade parental de cada um de nós. Cabe a nós identificar quando a crianças tem mais dificuldade no desenvolvimento de alguma dessas características e ajudá-la.

Por isso, a presença e atenção dos pais é tão importante. Portanto, esteja sempre presente na vida do seu filho e fique de olho em quem ele é.

Beijos e até a próxima.

Bianca Arcangeli

 

Autora: Bianca Arcangeli

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *