O uso do celular na infância – Pode ou não?

criança brincando com o celular

Vamos ser realistas, 99,9% das mães entrega o celular na mão da criança. Então, pra mim proibir não é o caminho mas usar de forma correta. Veja como neste post.

Eu preciso começar esse texto deixando um coisa bem clara… Eu não sou contra o uso da tecnologia pelas crianças. Muito pelo contrario, eu acho, aliás, eu tenho certeza que a tecnologia pode ajudar as crianças na aprendizagem. E mais, aprender código na infância pra mim é algo tão essencial como o inglês. e para as mãe que se preocupam com o futuro profissional dos seus filhos é algo que deve ser considerado.

Inclusive, nós mães que não temos babá por opção ou por falta de recurso, sabemos bem que o celular é uma das melhores armas que nós temos. Muitas vezes é ele que nos permite tomar banho, ligar para uma amiga ou até fazer a compra do supermercado.

Por isso, condenar o uso do aparelho para as crianças além de ser irreal seria extremamente cínico da minha parte. Por isso, neste post, o que eu prefiro fazer é dizer a verdade e dar dicas que possam ser úteis e realistas para mães modernas como eu.

Foque no conteúdo

Já digo que não vou dizer que você só pode deixar seu filho com o celular 20 minutos por dia ou que você tenha um horário especifico. Invés disso, eu digo o seguinte: dê o celular quando necessário, tire o Youtube Kids por que pode ter conteúdo arriscado. Ofereça só Netflix e aplicativos de jogos que ensinam alguma coisa. O meu preferido é o CODE SPARK – ensina números e código e as crianças amam, o Mario RUN e todos os jogos da lego.

Quando o Thomas era menor o que eu mais dava acesso era o app da Galinha Pintadinho e Bob Zoom.

Outra opção é consultar a escola do seu filho. Muitas, já estão introduzindo aplicativos que ensinam matemática e outras coisas para as crianças. Tem aplicativo que ensina as cores, as letras e muito mais.

Na minha opinião na hora de dar acesso ao celular o importante é a sua curadoria do conteúdo. Por que vamos ser realistas 99,9% das mães dá acesso ao celular, inclusive eu. Por isso, foque no conteúdo.

Equilibrio sempre é melhor

Outra dica importante na hora de considerar o acesso do seu filho ao celular é o tempo. Na minha opinião, se seu filho faz esporte, vai para a escola, corre, brinca o dia todo, um pouco de celular antes do jantar não vai fazer mal nenhum.

A minha ideia aqui é passar para você a necessidade de ensinar o equilíbrio das coisas para seu filho. Se a crianças é ativa não tem problema, o risco começa quando ela passa mais tempo na frente da TV ou do celular do que em atividades ao ar livre e com os amigos.

Prejuízo na Aprendizagem e no Sono

Por último, quero falar do impacto que o celular tem em relação ao sono da criança. A luz azul da tela cria um sono instável e prejudica o adormecer. Nos celulares da apple a luz amarela ajuda prevenir este mal. Porém, mesmo uma luz forte antes de dormir pode prejudicar o cérebro na hora de sintetizar tudo que a criança aprendeu durante o dia.

Inclusive o ideal é a criança dormir no escuro completo, para que o aprendizado seja completo segundo os neurologistas. Então, não deixe seu filho dormir assistindo o celular ou iPad e procure interromper o uso duas horas antes da hora de dormir.

Espero que essas dicas tenham sido úteis e realistas para vocês. Não se esqueçam de comentar aqui embaixo como você faz para administrar o uso do celular do seu filho e quais são seus aplicativos preferidos.

Beijos e até a próxima

Bianca ArcangeliAutora:  Bianca Arcangeli

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *