família junta

O que vem em sua mente quando você pensa em “festa de criança”?

Apareceu aí uma imagem de bolo, personagens infantis, sacolinha surpresa e crianças participando de brincadeiras organizadas por monitores contratados? Agora abra seu buscador e procure sinônimos para a palavra “festa”.

Surpresa! As imagens que você imaginou quando fechou os olhos não fazem parte da lista de sinônimos. E, por mais que nós, pais, tenhamos um prazer enorme em preparar as festas mais surpreendentes para nossos filhos, o que realmente conta para eles é a sensação e não a parte material que tanto nos esforçamos para garantir que esteja completa. Ou sofremos quando não podemos contratar.

Isso não é “festa de criança”

Festa de criança não é aniversário. Não é necessariamente um evento programado e cheio de convidados. Não é uma data, não tem hora marcada.

Isso sim é festa

Entre os sinônimos de festa estão palavras como alegria, felicidade, contentamento, satisfação, regozijo, folia, diversão, divertimento, distração, entretenimento, júbilo. Quem precisa de uma data especial, um dia determinado, com horário definido para conseguir ver uma criança em um desses estados? Alegria de criança é água escorrendo da cabeça aos pés. Pode ser dentro do tanque, na grama do jardim com a mangueira aberta, no mar de Copacabana ou no riacho que corre tranquilo entre montanhas. Felicidade para uma criança é sentir-se amada, segura, cuidada. Contentamento está na casinha montada com a caixa vazia depois do brinquedo aberto. O encantamento com o presente dura segundos, mas a diversão com a embalagem pode formar memórias eternizadas na mente e no coração. Satisfação é ser ouvida pelos pais, respeitada pelos adultos, reconhecida como um ser que pensa, que sente, que enxerga muito além do que os olhos podem ver. Regozijo está em ouvir um elogio vindo por alguma coisa que realmente a criança realizou, por mais simples que seja o resultado alcançado. Folia é brincar de esconde-esconde, tomar chuva, fazer barraca com os lençóis da cama dos pais. Distração é ouvir a mesma história, por diversas vezes, sentada ao lado dos pais, sem perceber a hora passar ou o sono chegar. Entretenimento não é necessariamente algo que envolva ingresso ou dinheiro. Desenhar com a mãe, cozinhar com o pai, pintar, cantar, andar de bicicleta, deitar ao lado de quem se ama, ao ar livre, observando o formato das nuvens…tudo isso entretém uma criança.

A verdadeira festa deixa marcas eternas

E o cérebro faz a festa enquanto cada momento desse acontece do lado de fora. Milhões de novas conexões se formam. Auto confiança, segurança, auto estima, empatia, paciência, capacidade de concentração, respeito. Tudo isso é resultado do tempo que reservamos para fazer festa com nossas crianças. Festa em seu sentido mais amplo. Aquela que realmente requer tempo e energia, mas que ao invés de cansar acaba por nos reabastecer. Festa que será lembrada com ternura quando os papéis se inverterem e este ser lindo que neste momento dorme ali do seu lado se tornar seu colo, seu porto seguro, sua referência de amor e proteção. Faça muitas festas com seu filho hoje. Esqueça o dinheiro que falta, o estresse do trabalho, o desejo de uma casa maior, o sonho da viagem perfeita.

Faça festa com seu filho hoje

Tire alguns momentos para festejar o privilégio de ter uma criança ao seu lado. Deixe aquele menino que você foi um dia voltar e ser o parceiro do seu filho. Façam juntos muitas festas de criança enquanto há tempo. Todos os empecilhos que impedem você de aproveitar os momentos com seu filho são frutos da sua imaginação. O único fator que pode se tornar seu real inimigo, quando mal utilizado, é o tempo. Ele pode ser seu maior parceiro ou seu algoz. A decisão é sua. Seu filho não tem a menor possibilidade de fazer essa escolha, porque a opção dele está definida: ele escolherá sempre estar com você, brincar com você, festejar com você. Não para sempre. E cada vez que você também faz essa escolha, ganha mais “vidas”, aumentando a duração da fase em que seu nome será a melhor palavra que seu filho encontrará para definir a palavra “festa”. Então, vai ter festa de criança por aí hoje? 

Autoras: Tais e Roberta Bento – Fundadoras do SOS Educação

“Faça festa com seu filho hoje: se divirta e se conecte com ele brincando junto com os brinquedos da nossa loja virtual!” (Playlab)

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *