A água é um elemento de exploração maravilhoso, não é à toa que as crianças gostam tanto de brincar com ela.

O brincar, longe de ser uma atividade simples e banal, é o modo como as crianças descobrem o mundo ao seu redor.

 Brincar é a atividade mais importante da infância, é por meio dela que a criança constrói o seu pensamento, é o jeito como dialoga consigo mesma e com seu entorno. Brincar é pesquisar, entender, experimentar, desenvolver a noção do mundo.

Por que brincar com água?

70% do planeta é água, mas nosso dia a dia só estamos em contato com o meio líquido para lavar e beber. Sendo crianças, nem o banho é por decisão própria, então o contato com o estado líquido é bastante limitado. A criança, como grande pesquisadora, vai dedicar muito tempo a fazer essa exploração! Faça você também: coloque devagar a mão dentro de uma bacia com água, sinta como é diferente a sensação dentro e fora da água, experimente com diferentes temperaturas, o líquido transmite melhor o calor; prove agora a bater a mão, sinta a resistência da água, bata mais forte, mais, mais forte! Sinta isso no corpo, as gotas se espalhando.  Tire a mão ainda molhada da bacia, ela vai seguir úmida um tempo, não é maravilhoso? Quantas sensações com um só elemento.

Permitir essa exploração vai ajudar nossos filhos a descobrir muitos conceitos e vai dar a eles muita satisfação, por que, além de todo o mais, brincar com água é muito divertido, e isso deveria ser motivo suficiente para providenciar esse tipo de atividade.

O que precisamos?

Sobretudo nos liberar como adultos de alguns preconceitos que limitam facilitar essas brincadeiras, como, por exemplo, que é ruim se molhar, que vai sujar muito, etc. Depois crie um espaço seguro, cubra o chão com lençol ou toalha para evitar escorregões, providencie algum elemento para brincar e curta a experiência.

Algumas ideias:

– Colocar duas bacias, uma com água quente e outra mais fria, deixar perto outros recipientes para misturar e experimentar.

– Transferências: Com uma bandeja, ofereça diferentes formas para transferir líquido de um recipiente a outro. Pode ser uma seringa, um conta-gotas, uma esponja, com jarra, com funil… lembre sempre de providenciar um pano para limpar possíveis derrames. Para começar, recomendo tingir a água com corante alimentício, assim poderão observar com maior clareza o movimento.   

– As cores: água pode ser tingida e facilita muito ver como aparecem novas cores misturando as primárias. Faça várias garrafas: azul, amarelo, vermelho, e comece a misturar para observar as novas cores, experimente também a fazer gelo depois.

água brincar

– A pesca de objetos: descobrir a diferença entre pegar um objeto no meio aéreo a tentar fazer isso no meio líquido é uma experiência muito divertida. Prove com bolas de ping-pong e com potes de iogurte, por exemplo.

 

água brincar

 

– Fazer um circuito com água na parede: requer um espaço externo e um pouco de tempo de preparo, mas com várias garrafas e tubos podemos criar uma parede de água para curtir no verão.

água brincar

Além da brincadeira, todas as atividades do cotidiano podem ser facilitadas preparando o ambiente para que ocorram com segurança: colocar um filtro de água para a criança se servir, oferecer uma escada para lavar a louça ou uma alface; regar as plantas, lavar seus brinquedos, ou participar no banho do cachorro.

água brincar

E claro, permitir a espontaneidade que aparece em outras brincadeiras também. 

água brincar

Autora: María Rozas é mãe, pedagoga e terapeuta. Criou a Flamingo Sour para auxiliar famílias nas alterações e mudanças geradas com a vinda do novo ser! Sua visão se baseia nas pedagogias Montessori e Pikler, mas especialmente com um profundo respeito à maternidade, sabendo que cada mãe é o melhor para seu filho.

O que é o projeto Flamingo Sour?

Flamingo Sour nasce do sonho de ampliar a consciência nos cuidados da primeira infância. Os flamingos voam sempre em bando e assim é o espírito deste projeto, acompanhando o voo das famílias nos cuidados dos filhos (as) e ajudando a enxergar novos espaços e vivências dentro de suas casas.

“Favoreça as explorações e as experimentações da sua criança no ato de brincar, propiciando para ela os brinquedos da nossa loja virtual

(Playlab)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *