Nos dias de hoje é mais difícil encontrar uma cena onde crianças brincam com brinquedos de madeira.

Os eletrônicos estão chegando cada vez mais cedo nas mãos delas.

Acontece que os brinquedos de madeira são muito bons para o desenvolvimento dos pequenos. Além de estimularem diferentes habilidades, eles geram um nível de interação entre os pais e a criança que o aparelho eletrônico não promove.

Um estudo de 2016, realizado pela JAMA pediatrics, revela ainda um dado preocupante sobre a exposição precoce aos eletrônicos: associa-se uma relação direta entre atrasos de aprendizagem e linguagem com a hiperexposição aos brinquedos eletrônicos.

Além disso, a própria Sociedade Brasileira de Pediatria listou uma série de perigos relacionados à escolha de brinquedos para as crianças. Dentre eles, podemos destacar o cuidado com o material de fabricação, evitando plásticos e outros materiais quebráveis.

Veja então os benefícios do brinquedo de madeira e por que as crianças vão gostar de brincar com ele!

Conheça 4 benefícios dos brinquedos de madeira

Escolher esse tipo de brinquedo é uma decisão que traz diferentes vantagens. Os brinquedos de madeira trazem:

1- Segurança

Pensando em primeiro lugar na segurança das crianças, os brinquedos de madeira não são tóxicos e, por isso, não oferecem riscos de reações alérgicas ou intoxicações. Além disso, não quebram com facilidade, o que costuma ser um perigo dos brinquedos de plástico.

2- Desenvolvimento da criatividade

Em relação ao desenvolvimento dos pequenos, sem dúvida, os brinquedos de madeira são uma ótima escolha, uma vez que estimulam a imaginação, o que é importante para a criança em diversos aspectos do desenvolvimento emocional e cognitivo.

O brinquedo de madeira instiga a  criança a imaginar, justamente por não ter apenas uma função limitada. Diferente de um jogo eletrônico em que a criança tem uma demanda específica.

3- Versatilidade

Por serem muito versáteis com as mesmas peças, a criança pode ter uma casa, um barco, um avião ou qualquer coisas que ela queira montar. Esta versatilidade enriquece a brincadeira mantendo vivo o interesse da criança, assim aumentando o seu poder de concentração.

4- Aprendizado natural

Ensinam através do brincar. Os brinquedos de madeira são educativos, ensinando de maneira natural conceitos como cores, texturas, tamanhos, formas geométricas, dimensões, espaço, equilíbrio.

Um triângulo de madeira se torna uma ferramenta de aprendizado natural a partir do momento que a criança pode identificá-lo e nomeá-lo, reconhecendo sua forma em comparação com as demais peças.

Exploração sem limites

Uma curiosidade que muitos pais presenciam na criação de seus filhos é que eles costumam enjoar rápido de brinquedos mais elaborados, com formas determinadas e super chamativos. Não é raro, trocam o brinquedo caro por uma caixa de ovo super divertida.

Isso acontece porque as crianças possuem uma curiosidade muito grande. Portanto, quanto mais elas puderem experimentar, mais divertido é.

Para elas, potinhos viram bateria, colheres podem ser baquetas, bancos viram escada e cômodas se transformam em montanhas para escalar.

É importante dar liberdade para elas explorarem essa curiosidade com brinquedos seguros que não limitem sua experiência sensorial e, muito menos, sua imaginação.

Benefícios para o planeta

Como se não bastassem todos os benefícios do brinquedo de madeira para a criança e para a família, ele ainda é ecologicamente correto.

Além de utilizar menos plástico na sua casa, você terá um brinquedo que vai durar por gerações, diminuindo também o consumo e o descarte de materiais no meio ambiente.

Pais que querem oferecer aos seus filhos uma criação consciente, com mais qualidade e menos quantidade, podem passar a presentear seus pequenos com brinquedos de madeira!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *