Viajar com seu filho é muito mais do que diversão e oportunidade para descanso em família. 

Uma viagem pode gerar memórias que ficarão para sempre como recurso para enfrentar muitos desafios no processo de aprendizagem.

Estudos recentes comprovaram que entrar em contato com realidades diferentes do contexto em que vive é uma forma de ajudar a criança a enriquecer a memória de longo prazo. Todas as experiências vividas na infância compõem o baú de ferramentas que podem determinar o desempenho que seu filho terá nos estudos. Imagine que esse baú seja a memória e as ferramentas representam as diferentes experiências que seu filho tiver vivido.

Conhecer novas situações, paisagens, caminhos, clima e interações sociais é apenas a ponta do iceberg de benefícios que uma viagem pode trazer para uma criança. As situações a que nossos filhos estão expostos durante uma viagem se transformam em recursos valiosos, que serão a base para o aprendizado formal na escola. Uma criança vai tirar proveito máximo das viagens em família se for envolvida em todos os passos, desde a preparação das malas até o retorno para casa. Mesmo um filho ainda pequeno pode ajudar, colocando suas peças íntimas na mala e ajudando a lembrar o que precisa ou deseja levar na viagem. 

A participação em todas as etapas ajuda no desenvolvimento de habilidades como senso de responsabilidade, tomada de decisão e capacidade de organização. Durante o trajeto de  avião ou outros meios de transporte coletivo, use a tecnologia como recurso para ajudar nos momentos em que seu filho precisa relaxar ou manter o silêncio em respeito aos outros passageiros. Nos trechos que fizerem de carro, mantenha tablet e celular longe das crianças. Explore o contexto que existe ao redor, no caminho, junto com seu filho.

Proponha brincadeiras em que todos tenham que encontrar carros de determinadas cores, placas com letras ou números escolhidos em rodízio por cada um de vocês. Ouçam juntos músicas de estilos diferentes. Evite ouvir somente as músicas favoritas da criança. Elas podem ser intercaladas com músicas que os pais gostam, dando à criança oportunidade para enriquecer o vocabulário, a capacidade de distinguir sons e interpretar letras: mais oportunidades para enriquecimento da memória de longo prazo!

Para os filhos que já estão em idade de alfabetização, outdoors, letreiros de comércio e restaurantes são fontes de diversão e aprendizagem que podem ser exploradas. Para desenvolver paciência e capacidade de foco prolongado, contem histórias. As melhores opções são histórias sobre a infância dos pais. Crianças adoram ouvir sobre a vida que seus pais tiveram quando eram ainda somente filhos. Os laços de família são reforçados e os filhos têm oportunidade para exercitar a criatividade.

Além de uma infinidade de recursos armazenados na memória, a criança que volta para casa depois de uma viagem não é mais a mesma que saiu. Seu filho retornará com um arsenal de recursos que serão utilizados pelo resto da vida nas interações sociais, crescimento emocional e relação com os estudos. Muito mais do que um passeio em família, uma viagem tem o potencial para  se tornar o melhor presente que você pode dar ao seu filho!      

Autoras: Tais e Roberta Bento – Fundadoras do SOS Educação

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *