- Ordenar por
- Exibir 30 Produtos por página
O que são e para que servem?
Brinquedos de montar são brinquedos que estimulam a criatividade e o senso de coordenação motora das crianças, possuem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento infantil.
A criança ao se deparar com um brinquedo de montar se depara com um desafio seja por empilhar e manter o equilíbrio de determinada peça ou se deparar com peças totalmente soltas e num primeiro momento desconexas e nesse momento a criança tem que ampliar sua imaginação e ferramentar a construção do brinquedo, e não simplesmente brincar com algo pronto.
Tipos de material?
Os materiais que englobam os brinquedos de montar são bem amplos, aqui na Playlab temos os tradicionais blocos de montar e blocos de empilhar quebra cabeça, lego e blocos de montar massinhas, magnéticos, pistas de bolinhas, tijolinhos, veículos e cenários, outros.
Perigo?
Existem cuidados que devemos tomar ao presentear uma criança com brinquedos de montar, temos que ficar atento com o tipo de brinquedo e sua idade correspondente a criança. De 0 a 2 anos são brinquedos maiores com material mais robusto, pois essa idade tem costuma levar o brinquedo. Os brinquedos de montar possuem qualidade e acabamento e certificação do Inmetro.
Opinião do Especialista ?
“À medida que a criança se aproxima e vai experimentando os brinquedos de construir, está sendo exposta a uma sorte de situações-problema, frente às quais precisará acionar seus conhecimentos e também sua criatividade em busca de soluções para os impasses com os quais se depara. Assim, a transição das construções bidimensionais para as tridimensionais coloca o sujeito da brincadeira em um outro patamar, já que essas construções se submetem às leis da Física. Esse é um exercício muito enriquecedor e que, colocando a criança no papel de investigador, ao formular e testar hipóteses, traz o procedimento investigativo como forma de solução de problemas concretos, colocando em jogo conceitos como, forma, peso, equilíbrio etc.” Fernanda Hungerbuhler Barroso – Professora na Ed. Infantil, Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Puc/SP e Pedagoga pelo Instituto Vera Cruz
Idade recomendada
No período da primeira infância, compreendido entre 0 e 2 anos, os brinquedos de construir concentram sua função na experiência sensorial, no desenvolvimento da motricidade, da organização espaço-temporal e do movimento. É também o momento das descobertas, que promovem o despertar intelectual mobilizando as capacidades de observação, escuta e manipulação, estimulando a atenção, memória e criatividade, além de favorecer novas aprendizagens a partir da imitação e também da repetição.
Formas para empilhar;
• Formas para empilhar em base com eixo central;
• Caixas de encaixe de formas e cores;
• Quebra-cabeças para bebês;
Na etapa chamada pré-escolar, entre os 3 e 6 anos, as crianças já estão com suas capacidades mais desenvolvidas e dispõem de mais habilidades, assim novos desafios se colocam. Com a aquisição da linguagem, os brinquedos de construir vêm comumente acompanhados de narrativas de situações imaginárias e representativas da realidade. Nesse sentido a brincadeira de construção se aproxima do faz de conta, uma vez que se coloca à serviço do exercício de imaginação, através do qual a criança busca realizar algum desejo não satisfeito de imediato. Mas não somente, a brincadeira também se constitui como o espaço onde acontece o processo de elaboração da compreensão dos significados construídos por uma determinada cultura.
Blocos simples de construção;
• Materiais para modelar e moldar;
• Quebra-cabeças entre 40 e 150 peças;
• Dobraduras;
• Brinquedos tipo maquetes e modelos técnicos;