- Ordenar por
- Exibir 30 Produtos por página
O que são os jogos de tabuleiro??
Os Jogos de Tabuleiro ou jogos de mesa são ferramentas importantes para o desenvolvimento infantil. A criança desenvolve o raciocínio lógico, capacidade de concentração, disciplina, estratégia, cálculos de matemática, entre outros.
Além de garantir muita diversão os jogos de tabuleiro ou jogos de mesa são uma excelente forma de unir a família e confraternização garantindo momentos únicos e de muita historias para compartilhar.
Quais são os tipos de jogos de tabuleiro?
Os jogos de tabuleiro ou jogo de mesa possuem uma ampla variedade de tipos e modelos para todos os gostos. Aqui na Playlab temos os Clássicos queridos por todas as idades que abrangem desde xadrez, dama, gamão jogo da velha, tangran, dominó, pega vareta, entre outros.
Temos também os jogos de tabuleiro de ação que envolvem agilidade e reflexo. Já os jogos de tabuleiro de enigma e estratégia são jogos que incluem uma maior complexidade e possuem a característica por demorarem um pouco mais. Não podemos esquecer do futebol de botão que além de nostálgicos são uma excelente forma de unir gerações.
Perigo?
Precisamos ficar atento com a idade recomendada para presentear a criança e não gerar certa frustração pelo jogo ser muito complexo ou muito simples, além de alguns jogos terem peças muito pequenas que exigem a supervisão de um adulto. Leia atentamente a descrição do produto que a diversão será garantida.
Opinião do Especialista ?
“Esta realidade é refletida nos jogos de tabuleiro, que são uma excelente maneira de lidar com a arte e a brincadeira da vida. Nesta situação o jogador se depara com algumas questões: o objetivo, as regras, os desafios. Mergulhar nesta experiência exige uma tomada de decisão que envolve uma série de habilidades.
É necessário traçar um caminho, uma metodologia, avaliar o contexto a cada novo cenário, a cada lance, se relacionar com os recursos necessários para chegar a um resultado, antecipar e planejar ações. Desta maneira, exige determinação, enfrentar dificuldades para concluir a tarefa e chegar até o fim.
A cada partida, na busca de superar-se e atingir sua meta, o jogador desenvolverá a memória, o raciocínio lógico matemático, cálculo de risco, capacidade de concentração, disciplina, estratégia.
Diferentes sentimentos são vivenciados durante as incertezas da trama do jogo, expressá-los, percebê-los e aprender a lidar com eles faz parte do processo: medo, alegria, tristeza, frustração, satisfação.” Andrea Jota, sou pedagoga, especialista em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil,
“Acreditamos na importância do uso de jogos de mesa e de tabuleiro, pois assim há contato direto com outras pessoas, diferentemente do que ocorre nos jogos digitais. Não estamos aqui dizendo que os jogos digitais são ruins, sabemos que existem boas versões, que, inclusive, desenvolvem muitas habilidades, mas acreditamos que, no desenvolvimento de competências socioemocionais, a socialização que acontece no momento, no tête à tête, é insubstituível.”
Bruna Cardoso e Paula Strano são pedagogas especialistas em alfabetização com mais de 10 anos de experiência em escolas, tendo atuado em sala de aula e com formação de professores. Hoje em dia, estão à frente do Projeto Ler o Mundo. Bruna é também psicopedagoga e Paula é escritora de livros infantis.